
Por que escolher energia solar
Abas primárias
Hoje em dia mais e mais brasileiros optam por gerar sua própria energia na casa através energia solar. O fato de que você está lendo esta página talvez significa que você pertence a muitos que estão interessados em energia solar.
Você quer saber mais? Continue a ler.
Você ainda tem dúvidas depois de ler esta página?
Gostaria de saber mais?
Ou você quer um orçamento sem compromisso?
Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco sem compromisso.
Há muitos painéis solares diferentes e, ao longo dos anos, eles não apenas se tornaram muito mais baratos, mas também aumentaram consideravelmente a eficiência e a vida útil.
Mas a energia solar tem benefícios para mim?
E por que eu deveria optar por energia solar?
Equais os benefícios que ele traz?
Abaixo estão algumas razões pelas quais você pode escolher.
A resposta é simples na primeira questão.
Se o seu tipo de conexão não é sob a categoria de Cosern "B1 - Residencial Baixa Renda" ou "B1 - Residencial Baixa Renda Indigena E Quilombola", com o consumo menos de 60kW mensal, neste caso energia fotovoltaica é realmente interessant para você.
Razões para escolher a energia solar:
- Economia;
Sejamos honestos, a principal razão para muitos é a razão de econômica. É realmente possível reduzir sua conta de energia mensal até 95%. E em comparação com qualquer tipo de poupança (poupança, LCI, LCA, CDB), um investimento com energia solar compensa muito melhor. - Meio Ambiente;
Pode ser por razões ambientais; mudar para a energia solar reduz as emissões de CO2 e, portanto, o diminui o aquecimento global. - Autonomia;
Pode ser uma sensação de maior autonomia, se sentir menos dependente de fornecedores de energia. Sistemas solares com baterias (totalmente independentes) ou energia solar com ligação à rede (parcial independente) é tudo possível. - Pronto para o futuro
As reservas de petróleo e gás estão encolhendo e as reservas que são mais difíceis de colher, portanto, mais caras. Além disso, a demanda de combustíveis fósseis é e permanece alta (e ainda não está falando sobre o valor do dólar), e garante um preço elevado sustentado, em combustível e, portanto, também em energia. Em muitos países os carros começam a ganhar território elétrico, certamente também acontecerá no Brasil. Com a geração de energia solar, não só viver e seu conforto na casa permanecerá barato, mas, a condução também se tornará mais barata.
Existem alguns equívocos, mitos e inverdades sobre painéis solares, permitindo que as pessoas já estão intimidados com antecedência.
Aqui alguns:
A compra de painéis solares é muito caro, você nunca vai ganhar de volta
Na verdade, esse não é o caso. É um investimento significativo, mas o dinheiro investido, você ganhou a sua volta para alguns (geralmente 3 à 5) anos.
Como regra geral, quanto maior o seu uso atual, e quanto maior o preço da energia, mais cedo você terá seu investimento de volta.
Os painéis solares custam mais energia que eles produzem.
Também não e o caso.
Um cálculo simples para comprovar isso.
Digamos que um painel tenha uma vida ativa de 30 anos. Um painel de 270Wp produz cerca de 35kWh por mês (dependendo como e onde foi colocado). Então 30 anos * 12 meses * 35kW = 12.600kWh !! Com os preços atuais da energia. Claro que um painel não custaria R$ 9.700,00 !
Os painéis solares são feitos com materiais tóxicos e são prejudiciais às pessoas
Não.
Os painéis solares são feitos principalmente de vidro, silício, alumínio e polímero.
O vidro também é usado para xícaras de café, alumínio é usado em panelas para cozinhar, e os polímeros também são usados em geladeiras, carros, capacetes, etc. Eles não serão tóxicos.
Sobra as células fotovoltaicas, talvez estas serão tóxicas?
Também não. As células fotovoltaicas são feitas com base em silício, assim como CPUs e memória para computadores ou areia!
A areia não é prejudicial aos seres humanos, mas também o processo de refinar areia para manter o silício puro e fazer com que as células solares exijam padrões de segurança e medidas ambientais diferentes para reduzir os resíduos de ODS exigidos dos fabricantes que usam este fotovoltaico fabricação de células (ou chips de computador).
Painéis solares não podem ser reciclados
Aqui no Brasil é muito cedo para se preocupar com este problema, porque a vida útil dos painéis é muito grande e ainda há poucos painéis solares "antigos" para reciclar.
Mas é claro que temos que contar com a situação daqui a 20 ou 30 anos.
Felizmente, os painéis solares são muito fáceis de reciclar. Como dito antes, a maioria dos painéis consistem em vidro, alumínio, polímero e silício. Além disso, alguns estanho, cobre e prata.
Dependendo da idade dos painéis solares, eles podem ser reciclados de 90% para os antigos até 98% para os painéis recentemente fabricados. Neste setor sempre olhamos como aumentar esses 98%, mas olhando para a maioria dos dispositivos elétricos, isso já é uma porcentagem bastante alta.
Você deve ter um monte de superfície do solo para gerar energia suficiente para compensar
Para a maioria dos consumidores, não será colocado no chão, mas no telhado. A superfície disponível, mas também a posição em relação ao norte, a sombra de outros edifícios, árvores, etc. determinará a geração de energia, na maioria dos casos a telhada da casa será suficiente para gerar energia.
Você quer saber se há superfície suficiente disponível? Nós calculamos por você.
Os painéis solares usam muita água para gerar eletricidade
Mais um outro mito.
Os painéis solares não usam água para gerar energia. As pessoas provavelmente querem dizer que as plantas heliotérmicas solares usam água para resfriamento.
Isso é um processo totalmente diferente que não pode ser comparado. E mesmo assim o sistema heliotérmico solar usa menos água por kw do que uma usina convencional movida a carvão ou gás.
Naturalmente, a água é usada na produção de painéis solares. Nós, humanos, gostamos de usar água em qualquer coisa que fazemos, seja cozinhando comida, preparando aço ou alumínio, ou produzindo carros.
Em relação a outros produtos, relativamente pouca água é utilizada na produção de painéis solares.
Mesmo Bill Gates diz que a energia solar não tem uso
Não é inteiramente a verdade.
Bill Gates disse em uma entrevista que a humanidade não deve ver a energia solar como a única solução para o futuro para cobrir as necessidades energéticas.
Isso não significa que a instalação de energia solar não tem futuro. Como consumidor, não queremos resolver a solução para o problema energético, queremos somente poupar e contribuir para o aquecimento global.
Por isso, cada instalação doméstica contribuirá para a redução de gases de efeito estufa e contribuirá para uma economia mensal maior.